quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O outro lado da Ana Chata

Ana Chata, uma formação rochosa de qualidade em plena serra da Mantiqueira.

Especificamente na cidade de São Bento do Sapucaí, local onde muitos escaladores iniciaram a prática da escalada tradicional devido ao acesso a sua base e principalmente pela facilidade em escalar a maioria de suas vias.

Mas isto tem mudado nestes últimos 2 anos, novas vias foram abertas com o objetivo de aproveitar o melhor da rocha que ainda restava para novas conquistas.Algum tempo atrás tive a oportunidade de participar da conquista de uma linha óbvia a direita da Peter Pan.

Após muita conversa, escalada e desescalada para descobrir o traçado da via antiga e desconhecida por muitos (Paredão Caubói) iniciamos a conquista.

1 ª e 2 ª cordada, total de duas proteções fixas e sistemas alucinantes de fendas. Chegamos ao platô da Lixeiros, mais uma parada móvel, 4 chapas batidas num trecho esportivo e mais toca toca em móvel para o cume.

Fim da via "Pépe Legal" 5+ VIIB E3, 3 cordadas com total de 6 proteções fixas, 3 paradas em móvel e alguns trechos com lances em E3 me levam a crer que o resultado ficou bem interessante.

Até agora teve poucas repetições.Ano passado demos sequência no trabalho e abrimos um novo setor na Ana Chata, chamamos de "Vias da Roça". Localizado na face Noroeste e tendo como acesso a estrada que passa pelo estacionamento da Ana Chata e segue até chegar ao fim da estrada sentido rocha.

Na trilha percebia se o potencial do local para a prática da escalada em móvel e me perguntava todo o tempo como ninguém tinha feito nada naquele lado. Escolhemos a primeira linha, fizemos o planejamento necessário e tocamos pra cima, fim do dia e acabamos a via Zé Buscapé, entre colocações móveis e poucas proteções fixas percebemos a riqueza do local para aqueles que querem praticar e aprimorar sua escalada tradicional.

Pinças, aderência, fendas, esticões, abaulados e muito mais! O lugar prometia e continuamos as conquistas, em pouco tempo finalizamos o setor, com 7 vias os escaladores podem fugir da rotina de sempre da Ana Chata e achar um locar sossegado onde tenha a oportunidade para passar momentos interessantíssimos.

Além destas vias, outras foram abertas nas demais faces por conquistadores que deram um algo a mais para a Ana Chata.Para quem quiser mais informação é só enviar um e-mail para o e-mail robraga@hotmail.com, os croquis serão lançados na sequência.

Rodrigo Vasconcellos, montanhista desde 1984, iniciou a prática da escalada em 1994 e é instrutor da Outward Bound Brasil onde atua como educador e guia em expedições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário